A importância da competitividade!

A competitividade, é importante? Sim ou não?
Desde que o mundo é mundo vivemos em competição. Seja por comida, pela moradia, pelo cônjuge... Nos tempos atuais: pelo melhor emprego, o melhor resultado, a melhor escolha, a melhor decisão. A competição está no sangue e gene do ser humano, e é necessária tanto para nossa sobrevivência quanto para nosso sucesso.
Quem não compete, nunca ganha! Quem não compete, nunca será o melhor!
O instinto de competição deve ser aflorado em seu ser para que não aceite apenas participar, para que não aceite ser mediano, não aceite ser mais um!

Competir é a raiz do seu Sucesso
Todo o sucesso é origem de uma competição, seja ela qual for. Se você foi promovido no seu trabalho, foi porque trabalhou muito, querendo ser o melhor, e mereceu esta posição - para que a empresa seja a melhor! Se você alcançou os resultados que queria nos estudos, foi porque estudou muito, queria mesmo aprender toda a matéria, pois queria se destacar no concurso ou vestibular ou prova que iria fazer... Queria ser o primeiro, queria ser o melhor!

O Adversário
E competir contra quem? Bom, você tem dois adversários: você e o mundo! Apenas!
Encarar as adversidades (palavra derivada de adversário) de cada dia que o mundo te der e se aperfeiçoar mais a cada dia para criar um você melhor que ontem. Vencendo o tempo todo estes dois adversários, você certamente terá destaque em qualquer área da sua vida.
Ninguém precisa ser o melhor do mundo em uma modalidade, ninguém precisa ser o novo Steve Jobs, ninguém precisa fazer história... Você apenas tem a obrigação de ser melhor do que você!
Você, nem eu, nem ninguém, tem a obrigação de ser melhor do que ninguém... E nem nunca seremos!

A competitividade é muito importante! Mas o único adversário importante, para o qual você deve treinar, estudar, melhorar, etc, é você mesmo e o mundo... O resto - como meu pai dizia - é apenas resto!
Se não competir, jamais poderá ser campeão!
A competição da vida está iniciada, participe!

Abraços,
Ale


Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo A importância da competitividade! foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 7 de jul. de 2012. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: