No video acima, vemos quatro (4) variações de EEQ:
- variação A
- esta é a variação mais simples, onde pode ser feita em qualquer banco. É um exercício preparatório para variações mais avançadas.
- variação B
- esta variação é semelhante a anterior, porém com a inclusão da bola suíça como apoio a instabilidade torna o exercício mais difícil, a elevação do corpo também faz com que o exercício ganhe melhor amplitude. Esta variação pode ser feita com sobre carga nos pés para aumento de intensidade.
- variação C
- com o uso do espaldar como apoio pode-se ganhar muita amplitude de movimento, e ao mesmo tempo trabalhar os músculos dos ombros e também ganhar força na pegada. Este exercício também pode ser feito com carga externa nos pés.
- variação D
- inclusão do fator equilíbrio! Um melhor controle e concentração é necessário aquí, porém ainda com intensa ação dos musculos dos ombros e também dos músculos extensores do quadril e extensores da espinha. Carga adicional neste exercício é um desafio e um meio para intensificar ainda mais o exercício.
A combinação destes exercícios com o devido alongamento da cadeia posterior é muito benéfico à saúde da coluna em geral.
Protocolo: com 1-2 vezes por semana, 2-4 séries de 2 a 10 repetições, já pode-se ter bons resultados!
Para mais dicas atualizadas de treinamento e periodização acessem a página do facebook:
Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP
Sessões deste Artigo: Core Training, Equilíbrio/ Controle/ Estabilidade