Alongamento dos Musculos Flexores do Quadril

Os músculos flexores do quadril (sendo os mais importantes o Iliupsoas; o Tensor de Fáscia Lata; o Sartório; e o Reto Femoral) estão localizados na parte anterior do quadril e coxas, eles são músculos importantes para o bom desempenho de vários exercícios, e também fundamentais na postura da coluna lombar. Estes músculos devem sempre estar bem alongados para permitir boa amplitude de movimento em movimentos que utilizam da extensão do quadril.
Existem inúmeros exercícios que podem ser utilizados para alongar-se os flexores do quadril e um dos meus favoritos é o exercício abaixo:


  • Com um dos joelhos apoiado no chão e na parede, o peito do pé totalmente colado na parede;
  • A outra perna com o pé no chão e o joelho em uma posição de 90°;
  • Extender o tronco para trás, como se fosse tocar a cabeça na parede;
  • Caso os músculos flexores do quadril estejam encurtados haverá dificuldade mesmo para sustentar a posição ereta do tronco;
  • O corpo deve ficar na posição vertical, assim como as pernas. Caso não consiga alcançar a posição como no video, não ultrapasse os seus limites, respeite seu organismo e tenha paciência, em algumas semanas você será capaz de deixar o tronco em pé.
  • Quanto mais deitar para trás, mais intenso será o alongamento dos flexores do quadril.
  • 2 a 3 séries de 30 a 60 segundos em cada perna, de 1 a 3 vezes por semana, pode trazer alguns resultados.
  • A paciência e a capacidade de relaxar são os segredos do ganho de flexibilidade. Concentre-se na respiração, e procure não se preocupar com o tempo. Foque no relaxamento dos musculos, assim fique em um anglo de posição que você possa suportar a dor e não atrapalhe a concentração em relaxar.

Para mais dicas atualizadas de treinamento e periodização acessem a página do facebook:



Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Alongamento dos Musculos Flexores do Quadril foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 27 de jul. de 2012. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: