Contribuições do torque das articulações dos punhos, ombros e quadris ao manter uma Parada de Mãos na direção anterior-posterior



Quais as contribuições dos torques das articulações dos punhos, ombros, e quadris para manter a posição da Parada de Mãos (handstand)?


Os pesquisadores do Departamento de Esporte e Ciência do Exercício da Universidade de Bath - Reino Unido, Kerwin e Trewartha, fizeram um estudo científico para analisar e determinar isso.
As Paradas de Mãos foram executadas em uma plataforma de força e gravadas com duas câmeras, onde foram sujeitas à análise dinâmica inversa para determinar os torques anterior-posterior dos punhos, ombros e quadris. Multiplas análises de regressão foram conduzidas para investigar quais dos torques de articulações foram mais importantes em controlar o movimento do centro de massa do corpo inteiro na direção anterior-posterior.
Os resultados foram que; todas as articulações contribuiram para controlar o movimento do centro de massa. Em um dos casos, o torque dos punhos tiveram uma variação dominante no controle de variação do centro de massa.
Segundo o estudo, aparentemente, equilíbrio em parada de mãos superiores (postura alinhada) são caracterizadas por importantes contribuições do torque dos punhos e ombros com pequena influencia do torque do quadril. Em contraste, o torque dos quadris foram achados como sendo autamente importante em equilíbrios de menos sucesso.
Eles concluem que são utilizadas multiplas articulações para se manter o equilíbrio em parada de mãos na direção anterior-posterior, e parece existir duas articulações (punhos e ombros, no caso da parada de mãos) envolvidas na estratégia de manter a Parada de Mãos, o que defende achados similares de pesquisas posturais em pessoas em pé.

Minhas Conclusões
Este artigo prova - de forma científica - a necessidade do treinamento dos punhos e da inclusão de exercícios de controle para ombros e quadris (assim como abdome também, que influenciará no melhor controle do quadril). Exercícios de consciência corporal são essenciais para o desenvolvimento do controle nesta posição. Não basta apenas força, não basta apenas resitência, não basta apenas flexibilidade, não basta apenas postura... O sucesso no equilíbrio quando em Parada de Mãos depende também do controle dos torques das articulações envolvidas - não somente punhos, ombros e quadris, mas também de forma auxiliar os cotovelos e joelhos - e esse controle de coordenação fina deve ser treinado devidamente, juntamente com o treinamento da postura, força, flexibilidade e resistência/permanência na posição.

Referência
Kerwin DG, Trewartha G. Strategies for maintaining a handstand in the anterior-posterior direction. Med Sci Sports Exerc. 2001 Jul; 33(7): 1182-8.

Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Contribuições do torque das articulações dos punhos, ombros e quadris ao manter uma Parada de Mãos na direção anterior-posterior foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 15 de jul. de 2012. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: ,