Para preparação de movimentos mais avançados é de suprema importância a inclusão de movimentos de Remada para que aja um melhor balanço das musculaturas envolvidas. Abaixo segue duas simples variações de movimentos de Remada feitos nas Argolas de Ginástica:
Variação A - Remada Simples
Estando com o corpo totalmente alinhado, puxar o corpo até o mais alto possível. Pés mais baixos em relação à altura das mãos significa menor intensidade no movimento, pés na linha das mãos é a intensidade máxima da Remada. Sendo assim é possível aumentar a intensidade desta variação com adição de peso - geralmente coloco uma anilha ou caneleira em cima do peito. Também é possível utilizar elásticos ou incluir mais movimentos como veremos na variação seguinte...
Variação B - Archer Rows
Esta variação é semelhante a anterior. Tem as mesmas regras de intensidade que a anterior. Ao final do movimento o executante deve extender um dos braços, fazendo isso alternadamente em cada repetição. Deve-se o tempo todo tentar manter o corpo todo alinhado paralelamente ao chão. Esta variação é uma ótima opção para o treinamento inicial de Iron Cross.
Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP
Sessões deste Artigo: Argolas/ Rings Training, Exercícios de Puxar