Puxadas na Barra Fixa

Qualquer exercício feito na Barra Fixa é de grande utilidade para o ganho de força e preparação muscular para exercícios mais avançados. O simples fato de se pendurar na barra e puxar o seu corpo é desafiador para muitas pessoas. Executar com perfeição estes movimentos verticais de puxada na barra é essencial para uma boa preparação de força nos membros superiores. Abaixo segue três variações de Puxada na Barra Fixa:



Variação A - Pegada Supinada
Este tipo de pegada (supinada: palmas das mãos voltadas para o rosto do executante) deixa o movimento mais fácil, pois mais músculos dos braços e das costas são recrutados durante o movimento. Sendo assim esta variação é indicada mais para iniciantes com o treinamento de Barra.

Variação B - Pegada Pronada
Esta pegada de palmas voltadas para fora deixa o movimento mais difícil. A pegada na Barra quanto mais aberta mais difícil também, pois afasta os pontos fixos de apoio (mãos) do centro do corpo aumentando assim a resistência da força de alavanca do movimento. Com o corpo mais alinhado na vertical e a pegada mais aberta existe uma exigência maior do músculo Latíssimo do Dorso. As mãos estando em pronação dificulta a pegada para pessoas que possuem os músculos extensores da mãos encurtados pois prejudica-se a flexão dos dedos, e pegada mais fraca significa maior dificuldade na execução do movimento.

Variação C - Pegada Pronada em L
Com todos os aspéctos da variação anterior somado a necessidade de força abdominal e dos músculos flexores do quadril e assim mais necessidade de força para tração do corpo temos como resultado a variação C!
A variação C força que o tronco fique mais na vertical pois o peso das pernas empurra o quadril para mais abaixo das mãos, isso deixa o movimento mais difícil para os braços e escápulas. Além da maior dificuldade na puxada iremos também precisar manter as pernas paralelas com o chão - em L - e isso faz com que aja força de resistência isométrica nos músculos do core, assim também melhorando a estabilização destes músculos.




Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Puxadas na Barra Fixa foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 15 de set de 2012. Esperamos que este artigo possa ser útil.

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