Para a completa estabilização do core precisa-se sempre incluir no treinamento exercícios de potência, de estabilização, de rotação, de flexão e extensão. Cada exercício deve ter seu lugar no treinamento e/ou ser incluido em determinada fase da periodização de acordo com o nível, habilidade e necessidade de cada atleta/aluno.
Estabilização
Os exercícios de estabilização são os exercícios isométricos, como pranchas (planks), estes são bastante trabalhados com bola, fitas de suspensão, e outras superfícies instáveis para intensificação da ação do core.
Potência
São exercícios de alta velocidade e que exigem rápida transferência de força. Geralmente estão associados à saltos e movimentos de deslocamento rápido.
Abaixo um vídeo onde podemos ver dois exemplos de exercícios avançados, sendo o primeiro utilizando a escada de agilidade (potência) e o exercício seguinte utilizando duas swiss balls (estabilização):
Rotação
São exercícios que estimulam a estabilização a partir do tronco, geralmente com rotação do tronco, porém não necessariamente fazendo rotação, pode ser também exercícios que evitam a rotação de forma isométrica ou excêntrica. Os músculos oblíquo externo e interno, e transverso abdominal são intensamente ativados nestes exercícios. Alguns exercícios desta classe são arriscados e deve-se tomar o cuidado de incluir os exercícios no treinamento de acordo com o nível de cada atleta. Os exercícios de rotação podem ser feitos com o própio peso do corpo, anilhas, medicine balls, kettlebells, elásticos, swiss ball, barra, fita suspensa, etc. Abaixo segue um exercício de rotação (onde deve-se fazer extrema força para evitar a rotação do quadril) com a utilização do peso do corpo:
Flexão e Extensão
Os músculos que atuam na flexão e extensão são os exercícios mais comuns, principalmente os de flexão. Estes movimentos são responsáveis pela sustentação do tronco e podem ser trabalhados com o peso corporal, anilhas, cabos, elásticos, de forma excêntrica, e com amplitudes variadas. Abaixo segue exemplos de exercícios de flexão e algumas variações para o exercício de extensão:
Flexão:
Extensão:
Lembrando que estas quatro classes de exercícios são importantes para o bom desenvolvimento e fortalecimento dos músculos do core e a progressão da intensidade deve sempre existir, pois o excelente treinamento destas bases (potência, estabilização, rotação, flexão e extensão) dará suporte para treinamentos e movimentos mais avançados no futuro. Todos os exercícios - principalmente os que utilizam pesos livres, os multiarticulares e multiplanares, e os que utilizam somente o peso do corpo - requerem estabilização do tronco, então justifica-se a ótima preparação e atenção para esta região tão importante do nosso corpo.
Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP
Sessões deste Artigo: Core Training, Equilíbrio/ Controle/ Estabilidade, Preparação Física