No vídeo abaixo podemos ver algumas variações do Muscle Up:
Descrição das Variações
Kipping Muscle Up
Esta variação é uma das mais utilizadas. Usa-se o kipping ou balanço para ultrapassar a transição do Muscle Up, isso facilita bastante sua execução. Já que o grande "empecilho" do movimento é a transição. Esta variação é ótima para treinar a explosão/potência na puxada e também é uma boa opção para usar em treinos de condicionamentos, onde deve-se fazer x repetições no menor tempo possível ou fazer o máximo de repetições num tempo x. Para ganhos de força e melhora no Muscle Up como um todo esta definitivamente NÃO é a melhor opção de Muscle Up. Esta variação é a mais fácil dentre todas as outras a seguir...
Rowing Muscle Up
Esta variação aparentemente fácil - pois usa um suporte nos pés - irá trabalhar de forma eficiente a transição do Muscle Up. Também dará condições de treinar a pegada falsa (conferir final deste artigo) em menos intensidade, já que para iniciantes suportar o peso total do corpo em pegada falsa é um grande desafio. O Rowing Muscle Up também pode ser usado com somente a fase negativa, como um pré condicionamento para o treino da fase negativa do Muscle Up, como no vídeo logo abaixo.
Muscle Up Transition
Depois de conquistado o Muscle Up está é uma ótima opção para treinar especificamente a transição do Muscle Up. Traz grandes ganhos de força no Tríceps e punhos (melhorando a pegada falsa). Talvez seja mais difícil treinar esta variação do que fazer o Muscle Up propriamente dito (Dead Hang Muscle Up - variação descrita abaixo) pois no Muscle Up faz-se a estensão total do cotovelo o que acaba permitindo um breve descanso e nesta o músculo fica o tempo todo em contração e tensão.
Dead Hang Muscle Up
Com o corpo pendurado, braços totalmente estendidos, sem balançar, vagarosamente fazer força para puxar, passar pelas argolas/barra, estender totalmente os braços, descer - ainda bem devagar - passar pelas argolas/barra, e terminar na posição pendurado novamente. Este consiste no Verdadeiro Muscule Up. Esta é a variação final para qualquer pessoa que treinar o Muscle Up e ter ele como objetivo no seu programa de treinamento.
Mais alguns detalhes e dicas...
Um dos detalhes mais importante do Muscle Up é a transição, ou seja, a passagem do "Pullup" para o "Dip"; quando os cotovelos passam da posição de abaixo das argolas/barra para acima das argolas/barra. Este detalhe podemos ver na variação Muscle Up Transition do vídeo acima onde trabalha-se de forma efetiva e intensa a força nesta transição.
A maioria das pessoas que não conseguem fazer Muscle Up, apesar de conseguirem fazer Pullup e Dip, é por não serem treinadas na transição do Muscle Up, para isso pode-se usar apenas a fase negativa do Muscle Up:
Neste exercício pode-se dar bastante ênfase na transição. Treine este exercício buscando passar pela transição o mais lento possível. Depois de dominar este exercício (conseguir passar pela transição lentamente) comece a treinar o Rowing Muscle Up (descrito e mostrado acima).
Lembre-se da PEGADA FALSA!
Suporte em Pegada Falsa |
Não é facil fazer esta pegada, e para isso precisamos de treino específico também. Tentar suportar o peso do corpo mantendo esta pegada (como na imagem ao lado "Suporte em Pegada Falsa") irá ajudar a ganhar a força necessária para tal. Este suporte pode ser feito em qualquer lugar onde possa se pedurar, mas lembre-se que na barra e nas argolas é mais difícil então a dica é usar um lugar onde possa deixar a mãos reta - como na foto - é melhor. Por exemplo: um muro, mesa alta, etc.
Local da Barra/Argolas na Palma da Mão |
Treinar os punhos é fundamental para adquirir a força e flexibilidade dos punhos necessária para o Muscle Up, clicando AQUI você encontra uma vídeo aula de treino de punhos e dedos que irá ajudar bastante o ganho de força e flexibilidade no punhos. Este treino de punhos e dedos você pode fazer sempre no final do treino que treinar o Muscle Up ou conforme recomendações descrita no própio artigo do treino.
Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP
Sessões deste Artigo: Argolas/ Rings Training, Desafios, Exercícios Mistos de Puxar/Empurrar, Parkour/ Freerunning