Sobre os Exercícios de MMII Utilizando o Peso Corporal

Quando se fala de exercícios de calistenia (exercícios que utilizam do peso corporal) logo se pensa em barras e flexões. Mas e os membros inferiores (MMII)?

Muito bem...

Existem diversos exercícios eficientes que utilizam de apenas o peso corporal como resistência. Porém, apenas o peso do corpo como resistência (para membros inferiores) não é suficiente!
Com o tempo o organismo irá se adaptar e o indivíduo estará apto a usar seu corpo como um todo e em diversos ângulos, planos e movimentos se tratando da própria resistência. Este é o ideal ACAFitness.

Então NÃO... Somente exercícios com peso corporal para membros inferiores NÃO são suficientes para um trabalho completo.

Os membros inferiores buscam intensidade e devem ser sobrecarregados com tal.



No vídeo, nossa aluna Roberta executa várias repetições da combinação de Pistol com Shrimp Squat (shrimp squat é um dos exercícios mais difíceis de membros inferiores junto com o GHR (saibam mais dele aqui: http://goo.gl/YkoN0m) mesmo após ter feito toda sua rotina de agachamentos (extensa sessão de Back Squat) e mobilidade da cadeia posterior.

Conclusão
Não baseiem seus treinamentos de MMII somente em exercícios com o peso corporal. Eles são sim muito úteis e precisam ser dominados (isso é força BÁSICA), porém os maiores benefícios e resultados em termos de força, potência, agilidade, velocidade e hipertrofia em MMII virão de exercícios básicos com carga externa: Back Squat, Front Squat, Deadlift, Snatch, Clean, Power Snatch, Power Clean, Saltos com Cargas, Pliometria e etc.

DOMINE SEU PRÓPRIO CORPO, ganhe força e mobilidade para se movimentar de forma natural e o mais livre possível, depois disso intensique o treinamento com CARGA. Agache pesado! Puxe os pesos do chão! De forma organizada e periodizada tudo isso cabe perfeitamente na sua rotina e dentro dos seus objetivos.

Sem intensidade, não existe responsividade! ;)



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Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Sobre os Exercícios de MMII Utilizando o Peso Corporal foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 3 de dez de 2015. Esperamos que este artigo possa ser útil.

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