Alexandre executando Back Lever |
Diâmetro das Argolas: 18 cm,
Distância do ponto de fixação até o lado mais baixo interno da argola: 3 metros,
Distância entre os dois pontos de fixação: 50 cm.
Em competições as melhores performances são as quais mantem as argolas o mais paradas possível (sem tremer) durante a série/rotina. Mas o usos das Argolas não se limita somente ao esporte e competições, muitos usam-na para deixar a preparação física ainda melhor.
Este aparelho pode ser pendurado em qualquer lugar e o ponto interessante desta ferramenta é que ela irá sempre se mover e trabalhar o seu ponto mais fraco.
O brasileiro Arthur Zanetti executando o Iron Cross um dos movimentos mais difíceis feito nas argolas |
A série nas argolas por mais fácil e básica que seja requer muita força, estabilidade e controle.
Para um trabalho de força inicial é importante focar em três elementos: segurar o próprio corpo, front lever e back levers. Para cada elemento existe variações do mais fácil ao mais difícil nível.
Front Lever |
Depois que estes movimentos forem alcançados podem-se, também, incluir exercícios como mergulho, o mesmo que nas paralelas, e depois progredir para muscle ups, o qual irá progredir para rolamento para frente seguido de muscle up, e etc etc etc.
Treinar nas argolas é muito desafiador e também divertido. Sem dúvidas é uma ótima e fundamental ferramenta para ajudar nos ganhos de força para membros superiores. No esporte o aparelho é somente para homens, mas para a preparação física e treinamento este é de suma importancia para as mulheres também, e há as mulheres que são até melhores que muitos e muitos homens por aí.
Mas para o melhor aproveitamento dos exercícios é importante um programa de treino inteligente onde pode ser implementado as progressões necessárias para um treino seguro. Lembrando que todos os movimentos avançados possuem variações mais fáceis, os quais - todos - se iniciam da posição inicial de suporte do corpo. Treinar bastante as posições de suporte básicas irão te dar uma ótima base para o futuro.
São os pilares (as bases) que fazem com que tudo o mais funcione. Não importa o que você esteja fazendo ou tentando realizar - não deve ignorar os fundamentos se o seu objetivo é ser o melhor.
Michael Jordan no livro Nunca Deixe de Tentar
Dois meses depois do video acima...
O segredo de todo treinamento é informação, instrução e paciência. Com boa informação, instrução de um bom professor e muita paciência, teremos os melhores resultados em qualquer aparelho, acessório, esporte ou método.
Dica de leitura:
Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP
Sessões deste Artigo: Argolas/ Rings Training, Posições Estáticas/ Isometria, Preparação Física