Características de um aluno de sucesso!

Olá pessoal!

Qual a característica necessária para o sucesso?
Qual o perfil de um campeão?

Bom, existem estudos que respondem esta pergunta... Principalmente ser for relacionado ao sucesso profissional. Existem inúmero livros que abordam qualidades, perfils e características de um profissional de sucesso, de um atleta campeão, etc.

Resolvi eu, descrever aqui algumas características que meus melhores alunos, com melhores resultados, tem em comum. São características que são necessárias para o sucesso no treinamento e também que podem ser transferidas até mesmo para a vida.

Meus melhores alunos tem as seguintes características em comum:


  • Raramente faltam em um treino
    • É impressionante como que os que menos faltam, geralmente são os melhores. Para tudo na vida devemos dar continuidade. No trabalho, estudos, amizades, relacionamentos... E também no treinamento. Se não for contínuo, não será eficiente. Fazendo uma analogia, diriamos que o seu treino - assim como estudos, amizades, trabalho... tudo é treino - seja como uma planta: se deixar de cuidar dela, regar, aparar, etc por muito tempo, ela vai secar, e depois para regenerar, voltar a ser uma planta bonita, vai demorar... E as vezes nem fica com era antes.
  • Concentram-se no que estão fazendo no momento
    • Uma coisa que me irrita é que treinem com o celular ao lado. Claro, existem excessões... Pode ser uma emergência e então é outra história. Penso que se você não tem três ou quatro horas por semana para se dedicar a você, sozinho, sem preocupação com celular e trabalho... Então alguma coisa está errada, e toda essa dedicação somente em uma parte da sua vida irá absorver as energias das outras partes - família, amizades, seu treino. A vida não é feita de somente uma parte, uma àrea, uma coisa. A vida é feita de um conjunto de coisas e partes que precisam estar em harmonia para que tudo funcione adequadamente. É como um carro: se der atenção somente em por gasolina, em breve verá que precisará trocar óleo, pneus, parte reparar a parte elétrica, colocar água no motor... Tudo tem que estar em harmonia, pois do contrário, lá na frente, a reparação de uma destas partes ignoradas de atenção podem sair muito mais caro o concerto.
  • Fazem sempre o melhor que podem fazer
    • Não existe jeitinho, empurrar com a barriga... O famoso migué. A partir do momento que você não faz o seu melhor, a única e exclusiva pessoa que está enganando é você mesma. Se não por verdadeira força de vontade naquilo que quer, jamais terá o melhor daquilo que quer. Isso é fato! Fazer corpo mole, por a culpa em outra pessoa, achar desculpas... Tudo isso só irá te atrasar cada vez mais de chegar aonde sonha em chegar. E veja bem que sonhar é bem diferente de querer.
  • Treinam por mais de um ano
    • Como já disse no primeiro tópico, a frequência é fundamental para se ter sucesso em tudo! Não pense que irá ser bom em algo em apenas alguns meses... Você não vai!!! Existem estudos que comprovam que o talento não é nato e precisa de treinamento profundo, motivação e mentores competentes. Vale a pela ler um artigo muito bom de Frederico Porto, "o talento não é nato".
  • Se interessam pela atividade além de somente o tempo que está treinando
    • Os melhores alunos sempre irão pesquisar, ler, ouvir, assistir, acompanhar, algo relacionado ao treino mesmo fora do horário que está treinando. Em casa, no escritório, na praia, vai ler, ouvir, assistir ou pesquisar algo interessante sobre seu treino ou uma modalidade que gosta. Isso é importante para a parte motivacional. Conhecer aquilo que quer, saber onde quer chegar. E para isso precisamos de referências. Precisamos sempre das melhores referências.
  • Tem consciência e também se preocupam com a importância da alimentação e descanso
    • Os melhores resultados, seja estético, de performance em força, velocidade ou seja lá o que for, está muito ligado aos hábitos alimentares. É fundamental haver uma preocupação e um cuidado com aquilo que se ingere. Existe até uma melhor alimentação para melhor rendimento nos estudos. Afinal... Você é o que você come! Assim como a alimentação, repousar e descansar o corpo também é importante. Dar o devido tempo de sono e descanso ao corpo é fundamental para melhor rendimento em todas as outras atividades do dia-a-dia.
  • Gostam do que estão fazendo
    • Talvez o mais importante dos fatores. O melhores naquilo que fazem, pode pesquisar, amam aquilo que fazem. Então gostar daquilo que está fazendo é de extrema importância para que tenha os melhores resultados. Não importa se gosta de dançar, de pular, dar cambalhota, de levantar pesos... Não importa. Se fizer o que gosta, e de coração, irá se dar bem e ficará feliz com os resultados.
Estas caracteristicas estão presentes nos meus melhores alunos, e tenho certeza de que se estiver presente em qualquer um, essa pessoa também terá sucesso naquilo que ela faz.

Ninguém pode fazer nada por nós mesmos! Apenas nós mesmos temos o poder de nos mudarmos, seja para melhor ou seja para pior... Isso depende das atitudes que decidimos tomar.




Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Características de um aluno de sucesso! foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 23 de fev. de 2012. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: