Importância da variável Tempo no exercício e treino

Oi, tudo bem com você?

Na prescrição do treinamento temos algumas variáveis importantes, dentre as quais densidade (ou duração), intensidade, volume e tipo de exercício. Também temos a variável Tempo no exercício, que muitos ignoram por não saberem a importância da mesma. Tempo do exercício é o quanto de tempo que você leva para fazer o exercício, contando a fase excêntrica e concêntrica do movimento, assim como os pontos finais articulares - início e fim do movimento.

Como contar o Tempo do seu exercício?
Para prescrever o Tempo do exercício usa-se quatro números, exemplo: 4122. O primeiro número (4) diz os segundos que o exercício leva na fase excêntrica do movimento, ou a parte negativa, movimento de descida; o segundo número (1) representa a pausa antes da fase concêntrica; o terceiro número (2) representa a duração da fase concêntrica e o último número (2) a duração da pausa antes da próxima repetição. Pode-se também utilizar um "X" no terceiro dígito, que significa ação explosiva, ou seja, fazer o mais rápido possível. Confira baixo o video exemplificando o Tempo:


Variando seu Tempo você consegue sair dos plateau. Conseguir aumentar sua força, sua massa muscular, sua potência, etc. Assim como variar o tempo de intervalo entre séries, repetições, intensidade do exercício, tipo de exercício... Também é essencial que haja variação do Tempo.
Existe uma diferença grande nos resultados dependendo da manipulação do Tempo. Por exemplo: é bem diferente fazer um agachamento com um Tempo de 4122 e outro em 10X2 (como visto no video).
E existe um Tempo para cada objetivo, se é para força, hipertrofia, explosão/potência, resistência de força... Tudo depende, também, do Tempo utilizado. Diferentes sistemas energéticos são utilizados dependendo da forma como é feita o exercício, assim como o tempo de recuperação do músculo, nível de micro-lesão muscular e até a testosterona variam mais ou menos em relação ao Tempo utilizado em um exercício. Mas não entrarei em detalhes sobre estes fatores, pois o objetivo desta postagem é apenas apresentar à vocês a importância desta variável no exercício. Para mais informações consultem as referências, onde encontrarão ainda mais referências para mais estudos aprofundados no assunto, do qual indico muito a leitura para profissionais do treinamento e também interessados em exercício físico e treinamento.

Controlem sistematicamente seus treinos e vocês alcançarão seus objetivos mais rápido do que vocês pensam. Disso eu não tenho dúvidas!
Espero que tenham gostado!
Abraços,
Ale

Referências (todas em inglês)


Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Importância da variável Tempo no exercício e treino foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 6 de fev de 2012. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: , ,