Feliz 2012! (ACAFitness Training 2011)

Olá mundo!

E vamos chegando ao final de mais um ano... Assim como já vai começar mais um ano novo...
2011 vai indo... 2012 chegando...

Você já escolheu tudo que quer para este ano que vem aí?
Como última postagem do ano, vou compartilhar uma mensagem de Rhonda Byrne, a qual faço das dela, minhas palavras para todos vocês, do fundo do meu coração...

Você pode fazer de 2012 o melhor ano da sua vida! E você pode fazer isso de um jeito muito fácil, agora mesmo. Tudo que você tem que fazer é selecionar as mais poderosas intenções que você sempre quis ter na sua vida, as quais serão somente focar naquilo que você quer, pense somente sobre aquilo que você quer, e fale somente sobre aquilo que você quer. Decida agora mesmo que em qualquer momento que você se ver pensando ou falando alguma coisa que você não quer, você irá parar e dizer à você mesmo: "O que é mesmo que eu quero?" e com toda sua mente, com toda sua força, com toda sua força de vontade - você irá focar naquilo que você quer! Esta intenção, repetida diariamente e reforçada durante 2012, fará com que você faça acontecer que 2012 seja o ano dos seus sonhos, e seja o melhor dos melhores anos da sua vida!

Feliz ano novo, e muitas, muitas, muitas felicidades! 

Deixo também o último video de demonstração do meu método (ACAFitness Training) do ano de 2011... Algumas imagens de conquistas, realizações, e melhores momentos... Espero que gostem e se inspirem para começar 2012 com muita alegria e muito "sangue nos olhos":



Forte abraço à todos,
Feliz 2012!!!
Que neste novo ano que vem vindo todos realizem todos os sonhos!

Obrigado à todos por deixarem 2011 um ano inesquecível!

Ale



 

Treinamento: Ciência e Arte!

Fala Aê!

Chegando 2012... E antes que 2011 se vá, vou escrevendo mais uma postagem para ficar nos arquivos deste ano que se vai...

O treinamento físico vem sendo estudado desde muito tempo atrás... Sendo os Russos e seus amigos os pioneiros no estudo sobre treinamento, periodização e etc.
Hoje em dia, treinamento físico virou ciência, assim como a medicina. Em banco de dados ciêntificos (pubmed, etc) você pode encontrar diversos artigos sobre exercício físico, treinamento, movimento, cinesiologia, e muito mais. Mas mesmo com muita informação científica sobre treino, ainda vemos muitas idéias e conceitos tirados de revistas fitness e que ainda ganham argumentação, discussão, atenção (e infelizmente, utilização) de muitos profissionais da área da educação física.

Ouve-se dizer de muitos profissionais "É nada... Na prática é diferente. Teoria é para os livros. É na prática que se aprende."
Bom, concordo que na prática aprende-se muito, claro. Mas onde já se viu ignorar-se a teoria? Não sei como ocorre nas outras áreas, mas na educação física é muito comum ouvir frases do tipo. Imagine só se um cirurgião disse-se "não, espera aí, na prática são outros quinhentos, eu faço os procedimentos!". Pode ter certeza de que iria morrer muita gente.
Todas as teorias são derivadas da prática pura, do que deu e o que não deu certo. É imprescindível ao profissional de QUALQUER ÁREA saber a fundo a teoria daquilo que se deve ou não aplicar.
Ainda hoje vemos muitas "receitas de bolo" e muitos conceitos antigos que já foram derrubados sendo aplicados indiscriminadamente quando se trata de treinamento físico, seja ele de alto rendimento ou não.

O treinamento físico, além de ser uma ciência, também o considero como uma arte. Na arte não existe limites, não existe regras fixas, não existe faculdade. Na música existem somente sete notas musicais, porém podemos criar infinitas canções. Tudo já existe, porém diferentes combinações formam diferentes coisas.
Digamos que as notas musicais do treinamento são os caminhos, métodos, estilos, modalidades, intensidades, volumes, tipos, exercícios que podemos escolher para determinado treino e/ou planejamento de treino.

Poderíamos dizer que os romenos são grandes artistas na arte da ginástica, pois a "combinação de treinamento" deles fizeram grandes atletas reconhecidos mundialmente, tal como Nadia Comaneci, a melhor ginasta de todos os tempos.

A perfeita combinação de ciência (toda a informação disponível com comprovação científica) somana à arte (seleção individual das ferramentas e meios disponíveis) leva à grandes resultados.

Por isso eu digo: Treinamento é ciência, treinamento é arte. Treinamento sem ciência não se transforma em arte, e treinamento sem arte jamais se transformará em algo à ser estudado ou admirado!

Ciência e Arte, juntas, sempre...


Espero que todos sigam fazendo arte, mas sem nunca negligenciar a ciência. Ainda encontra-se muitos casos de pessoas que não sabem ao menos o que é Ciclo de Krebs ou o que é Microciclo de Choque criticarem a arte de outros profissionais que mostram, na prática, que fizeram direitinho as lições de casa.

Forte abraço a todos os artistas que existem por aí, e também à todos os cientistas. Pois não teriamos arte sem ciência e não teriamos ciência sem arte.

Até a próxima,

Ale



 

A importância da análise da execução técnica e biomecânica no treinamento físico

Hello world!

Hoje em dia com a tecnologia podemos realizar testes, mensurar medidas, avaliar dados e prescrever exercícios cada vez mais específicos para cada individualidade, para cada pessoa.
Alguns exercícios, assim como movimentos acrobáticos, necessitam de uma análise um pouco mais técnica e aprofundada para se chegar em um nível cada vez melhor de técnica e excelência em intensidade. Para isto temos inúmeros recursos, um deles pode ser uma análise em video, utilizando softwares específicos para tais fins.

Exercícios que envolvem muita técnica, tal como os exercícios do Levantamento de Peso Olímpico, movimentos de Ginástica Olímpica, Artes Marciais, etc merecem atenção especial para a execução.
Se tratando de Levantamento de Peso Olímpico (assim como em todas as outras àreas que envolvem bastante técnica) vale a pena o preparador físico, personal trainer e/ou técnico se preocupar em analisar a execução destes movimentos.
Qualquer movimento, qualquer exercício é perigoso e pode trazer lesão... SE feito de forma errada e sem a devida técnica.

Abaixo segue um video demonstrativo de análise da trajetória da barra em um movimento do Levantamento de Peso Olímpico, o Arranco (em inglês Snatch). Um movimento muito comum e utilizado com frequência em diversos treinos e métodos.

Utilização de Video na Anáslise da Trajetória da Barra em LPO (Arranco/Snatch):


Fica a dica: procurem sempre dar atenção à técnica de execução dos exercícios. Muitas vezes, ainda mais se o movimento for veloz, havendo dúvida da performance do atleta/aluno, o melhor é filmar e analisar o movimento de acordo com a biomecânica e técnica apropriada do movimento.

Abraços,
Até a próxima!
Ale

 

Preparação Física: Tempo de recuperação do organismo de acordo com o treino feito.

Fala negada! Firme?

E vai chegando o fim do ano, férias, logo mais vem carnaval... E todo mundo vai correndo para ficar com o corpo desejado, conquistar aquele movimento díficil, ganhar alguns quilos... Ou perder alguns...
E nesta correria muita gente tenta treinar o máximo que puder... Muitas vezes até treinam todos os dias.
Mas... Podemos treinar todos os dias?
A resposta é: sim!

Claro que tudo depende! Existem diversos estudos sobre os efeitos da magnitude da carga e tempo de recuperação de exercício dentro das diversas capacidades físicas.
Você pode treinar todos os dias, desde que se respeite o tempo de recuperação dependendo do tipo de estímulo dado. Abaixo segue uma tabela com o tempo de recuperação de acordo com cada estímulo:


Tempo de Recuperação: >72hrs 48 a 72hrs 24 a 48hrs 12 a 24hrs < 12hrs
Capacidade Física: Aeróbio (VO2 máx) Anaeróbio – Glicolítico (Força Máxima/ Resistência de Força) Anaeróbio/ Aeróbio (Força Explosiva/ Velocidade de Deslocamento) Anaeróbio Alático Coordenação/ Flexibilidade


Como podemos ver, para cada tipo de estímulo o nosso corpo demora determinado tempo para se recuperar.
Treinos aeróbios, para aumento do VO2 máx, demoram mais de 72 horas para o organismo se recuperar completamente.
Na segunda coluna (48 a 72 horas) entram os treinos de força máxima e resistência de força (musculação).
Quando treinar força explosiva e velocidade de deslocamento, o organismo demorará 24 a 48 horas para se recuperar.
Treinos anaeróbios aláticos exigem um tempo de recuperação de 12 a 24 horas. Alguns dos famosos treinos de crossfit entram nesta categoria.
Treinos de coordenação e flexibilidade são os de recuperação mais rápida, menos de 12 horas.

A elaboração do microciclo de treino, claro, depende muito do macrociclo, objetivos, etc.

Abraços!
Ale
Alexandre Castro Alves
Preparador Físico, Fisiologista do Exercício e Personal Trainer
Pós-Graduado em Treinamento Desportivo - UNIFESP
Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício - UNIFESP


 

2011 - Metas, objetivos e números conquistados!

Dingou bel, dingou bel... Acabou o papel! Lalala... ♪
Olá pessoal!

Este ano foi (e ainda está sendo, pois faltam alguns dias para acabar) um ano muito bom!
Sempre temos que buscar metas, objetivos e novos sonhos a cada ano, mês, semana, a cada dia podemos nos colocar um novo desafio. Acho que esse é um dos grandes divertimentos da vida.

Eu, como sou ambicioso, sonho em um dia conquistar o mundo! (o Universo talvez, mas um passo de cada vez)
Para isso, antes de qualquer plano, preciso de outros objetivos e metas menores um pouco, e um deles é construir um exército de ninjas que, no futuro, possa me ajudar a dominar o mundo.
Bom, devagarzinho chegaremos lá...
Enquanto eu não domino o mundo, vou deixando aqui alguns números deste ano. Alguns exercícios desafiadores e difíceis que muitos dos meus alunos acharam que não conseguiriam mas conseguiram!

Parabéns à todos os alunos por todo o esforço, empenho e dedicação em cada uma das aulas dadas neste ano! Vocês são demais! Sem a dedicação e esforço de cada um de vocês jamais conseguiriamos alcançar estes resultados!



Espero que todos vocês já tenham em mente todas as metas, objetivos, números e sonhos à serem realizados e conquistados em 2012...
Melhor correrem... E começarem logo a tirar isso da cabeça, por no papel, tirar do papel e colocar em prática...
Pois o mundo pode acabar em 2012! Vai saber, né?
=)
"nunca deixem para amanhã o que podem fazer hoje"

Abraços à todos!
Ale