A importância da análise da execução técnica e biomecânica no treinamento físico

Hello world!

Hoje em dia com a tecnologia podemos realizar testes, mensurar medidas, avaliar dados e prescrever exercícios cada vez mais específicos para cada individualidade, para cada pessoa.
Alguns exercícios, assim como movimentos acrobáticos, necessitam de uma análise um pouco mais técnica e aprofundada para se chegar em um nível cada vez melhor de técnica e excelência em intensidade. Para isto temos inúmeros recursos, um deles pode ser uma análise em video, utilizando softwares específicos para tais fins.

Exercícios que envolvem muita técnica, tal como os exercícios do Levantamento de Peso Olímpico, movimentos de Ginástica Olímpica, Artes Marciais, etc merecem atenção especial para a execução.
Se tratando de Levantamento de Peso Olímpico (assim como em todas as outras àreas que envolvem bastante técnica) vale a pena o preparador físico, personal trainer e/ou técnico se preocupar em analisar a execução destes movimentos.
Qualquer movimento, qualquer exercício é perigoso e pode trazer lesão... SE feito de forma errada e sem a devida técnica.

Abaixo segue um video demonstrativo de análise da trajetória da barra em um movimento do Levantamento de Peso Olímpico, o Arranco (em inglês Snatch). Um movimento muito comum e utilizado com frequência em diversos treinos e métodos.

Utilização de Video na Anáslise da Trajetória da Barra em LPO (Arranco/Snatch):


Fica a dica: procurem sempre dar atenção à técnica de execução dos exercícios. Muitas vezes, ainda mais se o movimento for veloz, havendo dúvida da performance do atleta/aluno, o melhor é filmar e analisar o movimento de acordo com a biomecânica e técnica apropriada do movimento.

Abraços,
Até a próxima!
Ale


Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo A importância da análise da execução técnica e biomecânica no treinamento físico foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 18 de dez. de 2011. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: , ,