Concentração e Controle...

Fala galera!

Existem inúmeros tipos de exercícios por aí; exercícios de força, de explosão, de equilíbrio, de resistência, de isometria... etc.
Existem também uma classe de exercício que são poucos usados (excessão às artes marciais, yôga, dança, circo, etc), porém são muito eficientes para melhorar seu rendimento nos treinos e assim provocar grande melhora na performance física. Essa classe de exercícios são os exercícios que envolvem concetração e controle.

Estes tipos de exercícios promovem o "despertar" do corpo através da execução de movimentos físicos precisos que controla e equilibra seu próprio peso do corpo.

Concentração
Um exercício de corpo-mente é feito com intensa concentração em você mesmo, no agora. Exercícios de controle/concentração é focado no seu próprio corpo ao invés de focar em instrutor, espelho, video, ou em outras pessoas. Você nem sequer poderia estar sonhando com outras coisas. O FOCO de tais exercícios são diferentes da maioria dos outros exercícios.
Não importa o nome ou o jeito do exercício, mas sim COMO ele é feito que determina se ele é um exercício de controle e concetração.

Não tem como fazer um exercício de controle e concetração (corpo-mente) enquanto se distrai com TVs, etc.

Controle
"Um homem, seja o quão forte seja, não pode usar sua força efetivamente se ele não tem controle sobre seu próprio corpo."
Treinando o controle do seu corpo você irá melhorar sua concentração, agilidade, ansiedade e sensação de euforia, confiança, ação reflexa, sono, etc, são alguns dos resultados destes exercícios. Os orgãos internos também são beneficiados através destes exercícios.

Exercícios de controle são muito usados por dançarinos, atletas de artes marciais, artistas de teatro e circo, etc.

Não deixem de treinar a mente de vocês também,
"Mens sana in corpore sano." ~ ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano)


Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Concentração e Controle... foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 12 de nov. de 2011. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: , , , , ,