Máxima Ativação Neuromuscular: O Segredo do Treino Inteligente

Fala pessoas!
Let's go!

Ativação Neuromuscular é um termo mais usado na Fisioterapia. O sistema neuromuscular é uma combinação do sistema nervoso (neural) e o sistema muscular (musculos). Caso você não saiba, seus musculos e nervos trabalham juntos!
Os Fisioterapeutas sabem que quando fazemos reabilitação, na maioria das vezes, treinamos para melhorar ou reganhar uma ótima função neuromuscular (um dos objetivos do treinamento funcional). E se sabe também que alguns exercícios fornecem mais ativação neuromuscular que outros.
Contudo, as ultimas pesquisas tem mostrado que a ativação neuromuscular vai além da Fisioterapia.

Exercícios Vs. Ativação Neuromuscular
A ativação neuromuscular é um dos fatores que determinam a efetividade de um exercício tanto para o aumento muscular quanto para tonificação muscular.
Os musculos se desenvolvem porque eles ficam mais fortes, se adaptando para o que você está pedindo para que eles se adaptem. Musculos mais fortes são necessários para aguentar o "tranco" que você quer que eles aguentem.
O que manda seus musculos ficarem mais fortes é o seu cérebro, o qual se comunica com seus musculos através dos neurônios (sistema nervoso). Sendo assim, desenvolver a força muscular é uma função do seu sistema neuromuscular.

O sistema neuromuscular é a combinação do sistema nervoso e muscular, então quanto maior o envolvimento de cada um destes sistemas em um exercício, quando mais este exercício requisitar os dois sistemas, mais ativação neuromuscular ele irá trazer.
trabalho integrado entre cérebro, nervos e musculos
Os tipos de exercícios
Existem duas maneiras de afetar a ativação neuromuscular...

  1. Aumentar o envolvimento do sistema muscular;
    • Você consegue isso escolhendo "grandes" exercícios, os chamados compound exercises (em inglês) ao invés de exercícios isolados. Um exemplo é escolher fazer barra fixa ao invés de rosca bíceps. Os exercícios que envolvem mais articulações e grupos musculares ao mesmo tempo recrutam mais fibras musculares.
  2. Aumentar o quanto seu sistema nervoso se envolve num exercício;
    • Para fazer isso basta escolher exercícios que requerem mais controle, mais foco, mais envolvimento da sua mente
Quando você faz um exercício grande, que envolve várias articulações e grupos musculares ao mesmo tempo, que também requer muito controle e foco, você alcançou a máxima ativação neuromuscular!

Então um treino ideal para a máxima ativação neuromuscular seria montar um treino usando a maioria dos exercícios sendo multiarticulares, usando pesos livres e o proprio peso do corpo. Mas a máxima ativação neuromuscular pode ser alcançada por diferentes métodos de exercícios...

  • Exercícios com pesos livres, multiarticulares, que requisitam mais ativação neuromuscular;
  • Exercícios com elásticos;
  • Exercícios com o próprio peso do corpo;
  • Até exercícios com máquinas que requisitem mais ativação neuromuscular que outras;
Quando mais alto o nível de ativação neuromuscular mais efetivo é o exercício, deixando assim os treinos mais rápidos pois você não precisa fazer um monte de exercícios para cada grupo muscular para conquistar ótimos resultados e você também não precisa de milhões de séries para cada exercício. Isso também faz com que você treine menos, pois não precisa treinar todos os dias da semana para ter resultados.

Exercícios e treinos que tenham esse aspecto de máxima ativação neuromuscular envolvido irão deixar os homens fortes, densos e firmes, com musculos naturais e um corpo com visual masculino; e vão deixar as mulheres fortes, torneadas, femininas e com um "corpitcho" super em forma!


Espero que tenham gostado e pensem mais na escolha dos seus exercícios! ;-)

Para mais dicas atualizadas de treinamento e periodização acessem a página do facebook:



Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Máxima Ativação Neuromuscular: O Segredo do Treino Inteligente foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 21 de jan de 2012. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: , , , , ,