Let's go!
Ativação Neuromuscular é um termo mais usado na Fisioterapia. O sistema neuromuscular é uma combinação do sistema nervoso (neural) e o sistema muscular (musculos). Caso você não saiba, seus musculos e nervos trabalham juntos!
Os Fisioterapeutas sabem que quando fazemos reabilitação, na maioria das vezes, treinamos para melhorar ou reganhar uma ótima função neuromuscular (um dos objetivos do treinamento funcional). E se sabe também que alguns exercícios fornecem mais ativação neuromuscular que outros.
Contudo, as ultimas pesquisas tem mostrado que a ativação neuromuscular vai além da Fisioterapia.
Exercícios Vs. Ativação Neuromuscular
A ativação neuromuscular é um dos fatores que determinam a efetividade de um exercício tanto para o aumento muscular quanto para tonificação muscular.
Os musculos se desenvolvem porque eles ficam mais fortes, se adaptando para o que você está pedindo para que eles se adaptem. Musculos mais fortes são necessários para aguentar o "tranco" que você quer que eles aguentem.
O que manda seus musculos ficarem mais fortes é o seu cérebro, o qual se comunica com seus musculos através dos neurônios (sistema nervoso). Sendo assim, desenvolver a força muscular é uma função do seu sistema neuromuscular.
O sistema neuromuscular é a combinação do sistema nervoso e muscular, então quanto maior o envolvimento de cada um destes sistemas em um exercício, quando mais este exercício requisitar os dois sistemas, mais ativação neuromuscular ele irá trazer.
trabalho integrado entre cérebro, nervos e musculos |
Existem duas maneiras de afetar a ativação neuromuscular...
- Aumentar o envolvimento do sistema muscular;
- Você consegue isso escolhendo "grandes" exercícios, os chamados compound exercises (em inglês) ao invés de exercícios isolados. Um exemplo é escolher fazer barra fixa ao invés de rosca bíceps. Os exercícios que envolvem mais articulações e grupos musculares ao mesmo tempo recrutam mais fibras musculares.
- Aumentar o quanto seu sistema nervoso se envolve num exercício;
- Para fazer isso basta escolher exercícios que requerem mais controle, mais foco, mais envolvimento da sua mente.
Então um treino ideal para a máxima ativação neuromuscular seria montar um treino usando a maioria dos exercícios sendo multiarticulares, usando pesos livres e o proprio peso do corpo. Mas a máxima ativação neuromuscular pode ser alcançada por diferentes métodos de exercícios...
- Exercícios com pesos livres, multiarticulares, que requisitam mais ativação neuromuscular;
- Exercícios com elásticos;
- Exercícios com o próprio peso do corpo;
- Até exercícios com máquinas que requisitem mais ativação neuromuscular que outras;
Exercícios e treinos que tenham esse aspecto de máxima ativação neuromuscular envolvido irão deixar os homens fortes, densos e firmes, com musculos naturais e um corpo com visual masculino; e vão deixar as mulheres fortes, torneadas, femininas e com um "corpitcho" super em forma!
Espero que tenham gostado e pensem mais na escolha dos seus exercícios! ;-)
Para mais dicas atualizadas de treinamento e periodização acessem a página do facebook:
Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP
Sessões deste Artigo: Core Training, Desafios, Fisiologia do Exercício, Levantamento de Pesos, Preparação Física, Reabilitação/ Recuperação