Por que treinar potência muscular? Explosão? Por quê?

Hello people around the mother fucking fucker wold! :)
Tudo bem com vocês?

Algumas pessoas já me perguntaram por que eu coloco meus alunos para pular, pular e pular (quem ainda não pulou, relaxa que vai pular! hehe). Respondendo: simplesmente para trabalhar de forma eficiente a força explosiva, a potência muscular.
Existem inúmeros meios de se trabalhar a potência muscular, várias técnicas e métodos. Porém um dos mais difundido, conhecido, prático e eficiente é o trabalho de pliometria. O que é pliometria? Tenho uma postagem que escrevi um pouco sobre pliometria (http://acafitness.blogspot.com/2011/02/pliometria-estabilizacao.html). Mas resumindo vulgarmente pliometria, digo que é "treinar pulos". Ela é um tipo de treinamento de força que pode beneficiar o desempenho dos alunos, ajudando no desenvolvimento de ritmo, velocidade, força e até resistência muscular, atendendo muitos aspectos de importância ao treinamento e proporcionando baixo custo, eficácia e fácil aplicabilidade, além de reconhecido valor na melhoria dos aspectos explosivos da força.

A potência muscular ajuda no desenvolvimento da velocidade de produção de força, o que contribuí para uma melhora na força, assim ajudando no rendimento de esportes que utilizam da mesma, diminuindo o risco de lesões e tornando o indivíduo mais eficiente na atividade praticada.
Para a saúde a potência muscular também é importante, pois na meia idade em diante a força é fundamental, já que vamos perdendo a força com o envelhecimento, e muitas das atividades diárias envolvem força, sendo que a falta dela nos limitaria à muitas atividades prejudicando a qualidade de vida.

Apesar da grande maioria focar em exercícios para membros inferiores, como no video abaixo da minha aluna Elisama, também são recomendados exercícios para membros superiores, porém pelo fato da musculatura dos membros superiores serem menores que nos membros inferiores, alguns artigos recomendam o uso de cargas menores para ativação do clico alongamento-encurtamento.

Minha aluna Elisma executando uma sequência de agachamento livre seguido de pliometria na escada.

Na minha postagem sobre pliometria você pode conferir um exemplo de exercício de pliometria para membros superiores (http://acafitness.blogspot.com/2011/02/pliometria-estabilizacao.html). 

Exercícios pliométricos são seguros quando supervisionados por profissionais capacitados. Com uma supervisão adequada são mais susceptíveis de impedir, em vez de causar lesões.

Muitos pesquisadores comprovaram os benefícios fisiológicos do treinamento de reação (trabalho pliométrico), objetivando melhor desempenho. O sucesso da pliometria depende do volume, da intensidade, freqüência, do intervalo e prescrito conforme as necessidades físicas de cada indivíduo.


Espero que tenham gostado e que incluam alguns pulinhos nos treinos de vocês. Além de fazer vocês queimarem muito mais calorias (ajudando no emagrecimento) também pode deixar o treino muito mais divertido! :)
Forte abraço,
Até a próxima!
Ale
"sangue nos olhos"
 

Como manter suas decisões de dieta e exercício?

Eu sou Alexandre, prazer! E você? :)
Bom... Espero que esteja bem...

Hoje vim aqui para deixar 5 dicas/jeitos para você manter sua decisão de toda segunda-feira que é emagrecer/ficar forte e começar a fazer exercício/ mudar o corpo.

Primeira, tenha mais de um objetivo, não só um. Existem estudos que evidenciam que aqueles que decidiram mudar em várias coisas para um estilo de vida saudável para a saúde do coração foram 20% mais eficiêntes em se acostumarem com novos hábitos.
Segunda, se relembre diariamente. Entrando em listas de emails, seguindo páginas de saúde e exercício no twitter (o twitter é uma ótima ferramenta pra isso) e recebendo dicas diárias ou semanais de dieta e exercício é uma ótima forma de sempre se lembrar de manter a atividade física e comer mais inteligente.
Terceira, não seja muito duro com você mesmo! Se você estiver tendo problemas em se ajustar a treinar 3 ou 4 vezes na semana, não se estresse, apenas corte alguns dias e baixe para 2 vezes semanais. O que vale é não parar.
Numero quatro, encontre a motivação *certa*. Aproximadamente 80% dos fumantes adimitem que gostariam de parar, mas só em torno de 3% fazem um esforço. Encotre um potente motivador que faça você ver o tamanho do impacto do seu esforço em você mesmo e isto será um grande combustível para você se manter na direção certa sem cair em tentação para enganar a sí mesmo.
E por ultimo, porém não menos importante,  se você quer mesmo ver mudança, então mude seu jeito de pensar a respeito do que é seu objetivo! Não é "perder 3 ou 30 quilos", mas sim ficar saudável!

Siga estes cinco passos e você irá alcançar seu objetivo, uma hora ou outra... ;)


Grande abraço!
Ale
"I'm ready for the good times" :)