Olá galera irada desse mundo muito louco!!!
Hoje tenho a honra de postar uma postagem especial da minha amiga e nutricionista Priscila Di Ciero, a qual escreveu um texto muito legal, a meu pedido, sobre hipertrofia relacionada à dieta vegetariana.
Espero que gostem! :-)
Priscila:
O consumo de carne (especialmente a carne vermelha) sempre foi associado ao ganho de força e de massa muscular, e os vegetarianos eram crucificados quando começavam a “pegar mais pesado” na academia, ouvindo comentários de que, para obterem resultados satisfatórios, precisariam incluir carnes em suas dietas.Sejam por razoes filosóficas, éticas, econômicas, religiosas e saúde, s busca por dietas vegetarianas vem crescendo na população, assim como publicações científicas a respeito do tema.
O consumo de dietas vegetarianas tem sido associado a muitos benefícios a saúde, incluindo menores taxas de mortes por doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer e baixo risco de dislipidemia, hipertensão e obesidade. De modo similar, os benefícios múltiplos de dietas vegetarianas sobre a melhora da
aptidão física e da performance têm sido analisadas ao longo dos anos, especialmente no que tange performance em atletas de endurance (=resistência aeróbica). Já em atletas que praticam musculação, trabalhos ainda são escassos, mas os que estão publicados mostram que não há diferença estatística de performance física entre os que onívoros (=que se alimentam de algum tipo de carne) e vegetarianos.
Trabalhos mostram que a quantidade de proteínas e outros nutrientes na dieta vegetariana é adequada e, juntamente com descanso e treino para hipertrofia, irá proporcionar resultados desejados.
A suplementação com creatina foi sugerida como recurso ergogênico
para atletas que realizam sessões repetidas de exercícios de alta intensidade e
curta duração. Indivíduos vegetarianos, quando comparados aos não vegetarianos, apresentam menores níveis plasmáticos de creatina, o que garantiria até melhores resultados com o uso da suplementação, se comparado com os onívoros.
Um vegan que obviamente consegue proteína suficiente, bodybuilder vegan Robert Cheeke. |
Vale ressaltar que trabalhos ainda precisam ser feitos associando dieta vegetariana e aumento de força e hipertrofia, mas não se pode ignorar o fato de dietas vegetarianas bem planejadas – inclusive a vegana – é saudável e apropriada a todas as fases de vida, desde infância á gestação, e para aqueles que se exercitam!
Procure sempre ajuda de um profissional especializado.
Boa dieta e bons treinos!
---
Nutricionista paulistana formada em 2001, Priscila Di Ciero é pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional, com vasta experiência a atendimentos a vegetarianos, esportistas, gestantes e todos que buscam mais qualidade de vida através de uma nutrição balanceada. Além dos atendimentos personalizados, presta consultoria a restaurantes, escolas e empresas de alimentos com conceito de nutrição funcional. Associando conceitos da Nutrição Viva e da Fitoterapia, Priscila é diretamente implicada e comprometida com o sucesso do tratamento e bem estar de seus clientes.
Aproveite e confira o blog da Nutri!
Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP
Sessões deste Artigo: Nutrição