Metodo Tabata: Pulando Corda!

Olá pessoal!

O metodo Tabata é um treino baseado em um estudo de 1996 (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8897392) que usa 20 segundos de exercício ultra-mega-power-intenso (em torno de 170% do VO2max) seguido de 10 segundos de descanso, fazendo 7 a 8 rounds ou ciclos.
Neste estudo, foi comparado um grupo que treinava 5 vezes por semana fazendo treinamento de steady-state (treino moderado/intenso - 70% do VO2max - por 60 minutos) com outro grupo que fazia o metodo Tabata (4 minutos) 5 vezes por semana. Os dois grupos treinaram durante 6 semanas.
No final, o grupo Tabata teve um menor VO2max comparado ao grupo steady-state (que teve aumento de 53 +/- 5 ml.kg-1 min-1 para 58 +/- 3 ml.kg-1.min-1), mas o grupo Tabata começou com um VO2max menor e teve uma melhora de 7 ml.kg-1.min-1. Além disso, somente o grupo Tabata teve ganhos na capacidade anaeróbia (que aumentou 28%).

No video abaixo demonstro como pular corda utilizando o metodo Tabata:




O metodo Tabata, mesmo tendo duração de 4 minutos, não é um exercício leve. Pelo contrário. É muito intenso, onde (fez reflexo no relógio, então não deu pra ver) a frequência cardíaca se eleva à altos batimentos - no meu caso chegou a 232 bmp. Então sempre antes de qualquer atividade física passe por uma avaliação e/ou médico.

Espero que tenham gostado,
Forte Abraço,
Alexandre

Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Metodo Tabata: Pulando Corda! foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 23 de mai. de 2010. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: ,