Porquê contratar um personal trainer?

Olá todo mundo,

Para você que está em dúvida se irá tomar a decisão de contratar um personal trainer ou não, aqui você encontrará algumas razões pelas quais você poderia começar a treinar com um acompanhamento especializado e verá como identificar um bom profissional e saber se isso será uma boa contratação e até mesmo se seus objetivos serão alcançados.

Muitos atletas de alto nível, que até mesmo trabalham na área do fitness fazem uso do trabalho de um Personal Trainer, e assim como eles você pode se beneficiar também da ajuda e conhecimento destes profissionais.

“Eu acredito no valor dos personal trainers e técnicos. Eu particularmente uso eles e os tenho usado na minha carreira competitiva inteira (1989-2001) para o National Aerobic Championships, NPC USA Nationals e também no International Fitness Universe Pro competitor.
Eu descobri que posso conseguir mais de mim mesma se alguém está dando uma mão encorajando, contando repetições e marcando as “pegadas” do meu progresso. Eu tenho tido todos os tipos de técnicos desde uma formal encantadora escola de instrutores até um nutricionista de competição fitness. Eu sinto que eu não teria alcançado os níveis que eu tenho tido em minha carreira sem TODOS os meus treinadores e técnicos.”

Brenda Kelly
2000 International Fitness Pro
2000 ESPN2 Series (swimsuit round 1st)
1998 NPC Northwest Women's Fitness
National Aerobic Championships (solo and mixed pairs)



Parceiro & compromisso...
Tendo ao seu lado alguém com quem contar para te motivar, e fazer todo um trabalho planejado irá ajudar você a alcançar seus objetivos mais rapidamente e com mais segurança. Quando você tem um encontro marcado com alguém, além de ser mais motivante, dificilmente você irá faltar por preguiça ou outra desculpa não justa.

Ver pra crer...
Sempre que você ver seus resultados, seja no espelho, seja no seu cronograma de treino, seja nas suas avaliações, você se sentirá motivado e acreditará mais em você mesmo e no trabalho do seu personal trainer. Tendo todo o seu progresso por escrito, você verá o quanto pôde evoluir em um determinado período de tempo.

Ciência & esporte...
Para os leigos, o esporte é uma ciência. E toda ciência merece sua atenção e respeito. A todo momento descobrem-se novas formas de treinos, mitos são desvendados, regras são mudadas, nomes modificados, e tudo vai fluindo. Ter um profissional exclusivo que lhe traga o mais novo, lhe faça entender melhor os princípios biológicos que envolvem o treinamento, irá te fazer entender porque está melhorando ou porque não está, e quais são suas individualidades, e o mais importante... do que seu corpo necessita para lhe proporcionar a mais alta performance.

Você...
Com um trabalho sério e bem elaborado você terá, além de um bom treinamento, um bom meio de alívio de tensão e estresse. Sempre que você desviar sua atenção do trabalho e, além dos objetivos materiais, criar objetivos saudáveis e que envolvam mais você mesmo, você irá conhecer melhor suas reais capacidades! Um personal trainer, juntamente com você, pode traçar seus objetivos e principalmente te ajudar, e ser determinante, no alcance dos mesmos!
Mas apesar de todos os benefícios que um personal trainer pode lhe trazer, como você saberá se ao certo, isto é um bom negócio? Afinal, a partir do momento que seu dinheiro está “em uso” você está fazendo um investimento, que muitas vezes não é tão baixo. Uma escolha pode fazer esse investimento ser um bom ou mal negócio. A escolha do seu personal trainer pode fazer você saber antecipadamente, com uma boa margem de segurança, se o seu investimento terá um retorno positivo ou, nulo.

Como escolher?
A partir do momento que você sente a necessidade de ter ao seu lado uma pessoa à quem confiar sua saúde e seu corpo e irá controlar toda sua atividade física e progresso em cada sessão de treino, você deve também conhecer como identificar um profissional habilitado e apto a fazer o melhor trabalho com o melhor custo benefício pra você.

3 Pontos à serem verificados em um Personal Trainer:
Analisando três simples pontos (formação, referência e simpatia) no profissional a ser contratado você pode garantir 50% do sucesso do trabalho.
Formação
Desde que o profissional tenha uma formação adequada, você poderá esperar um trabalho mais atualizado e seguro, fazendo você alcançar mais rapidamente seus objetivos e com mais segurança. Certifique-se de que seu Personal Trainer tenha uma boa formação técnica ou acadêmica para poder utilizar as melhores técnicas e metodologias no seu treinamento.
Referências
Converse antecipadamente com um aluno atual, ou alguém que conheça-o. Procure saber... veja quais são as referências de seu trabalho. Isso pode lhe motivar mais ainda ao iniciar um trabalho com este treinador sabendo que ele já pôde fazer um bom trabalho com algum outro aluno.
Simpatia
Lembrando que ter um personal trainer é ter um relacionamento. E neste deve haver disciplina, amizade, confiança e principalmente respeito. No primeiro contato, esteja certo de que gostou do seu futuro personal trainer.
A partir do momento que você se simpatiza com seu personal trainer, o trabalho será muito mais produtivo e possibilitando mais disciplina. Com o decorrer das sessões de treino, a amizade e confiança serão fatores determinantes de um trabalho contínuo. O respeito tem fundamental importância, quando alguém passa a conhecer seus limites, tanto fisicamente quanto psicologicamente, você pode alcançar melhores resultados e dificilmente irá desistir ou até mesmo ganhará uma lesão.

Abra os olhos durante a rotina de treinamento...
No Capítulo III, Art. 6º, parágrafo V do Código de Ética do Conselho Federal de Educação Física diz que o profissional deve:
oferecer a seu beneficiário, de preferência por escrito, uma orientação segura sobre a execução das atividades e dos exercício recomendados;
Procure observar se seu treinador usa um guia do seu treinamento, mesmo que seja uma agenda, prancheta, notebook, papel ou algo que possa-se fazer anotações da sua evolução. Se o profissional tem um melhor controle do seu rendimento em cada sessão, poderá elaborar melhor sua rotina inteira de treino, baseando-se mais especificamente nas suas qualidades e individualidades.

Você está evoluindo?
Está melhorando? Mesmo que não seja a níveis visuais logo de início, sendo que muitas vezes um resultado visual demora alguns meses, você logo nas primeiras semanas irá perceber alguma melhora, tal como se sentir mais forte, se sentir com mais disposição, mais apto para as atividades físicas, e o mais importante, se sua aptidão física e saúde andam anunciando que estão comemorando ter um personal trainer ao seu lado, então você está no caminho certo. Lembrando que dependendo da sua aptidão física e experiência anterior com qualquer atividade torna mais rápido ou mais lento um resultado visual ótimo a curto prazo. O trabalho contínuo e a certeza de estar sempre melhorando alguma capacidade é a segurança que você terá de estar fazendo um bom investimento em você.

Conclusão
Contratar um personal trainer pode lhe trazer mais motivação, mais segurança, mais disciplina, mais ciência e novidades no seu cronograma de treino, mais conforto, mais individualidade ao seu ser, mais especificidade... trazendo mais resultados e mais satisfação e felicidade com você mesmo. Porém, garantir 100% da sua satisfação e do sucesso deste relacionamento entre você e seu personal trainer depende de um trabalho contínuo e da progressão do seu treino e suas capacidades, e isto só pode ser alcançado por profissionais preparados que principalmente têm amor em fazer o que fazem. O interesse e força de vontade na elaboração e planejamento do seu treino irão definir o quão estes são eficientes. A partir do momento que este profissional está satisfazendo suas necessidades você está tendo um retorno de investimento, e isto se alcança com um bom relacionamento, desde que você, antes de gostar de treinar, goste e confie no seu treinador. Gostar de treinar é um detalhe, que você deve deixar para o seu personal trainer conseguir, afinal de contas... você está PAGANDO por isso!

Referências

*Brenda Kelly – How to choose a Personal Trainer. Bodybuilding.com, www.bodybuilding.com/fun/brenda22.htm
*Dave Peters – Contributing factors to client success. Bodybuilding.com, www.bodybuilding.com/fun/issa98.htm
*American Fitness Institute – Why people buy Personal Training and how to sell it!. Bodybuilding.com, www.bodybuilding.com/fun/afi2.htm
*American Fitness Institute – Six simple rules to making a living as a Personal Trainer. Bodybuilding.com, www.bodybuilding.com/fun/afi4.htm
*CONFEF – Código de Ética, 9ª edição. Resolução nº 056/2003.


Abraços,
até a próxima!
“firme e forte, sempre!” =)

PS. My special thanks for Brenda Kelly, who contributed with her picture and text on this article!

Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Porquê contratar um personal trainer? foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 30 de jan de 2010. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: