ALAVANCAS (argolas de ginástica)

No workshop de Argolas falo um pouco sobre alavancas e as diferenças de um atleta baixo e outro alto nas argolas de ginástica.
No vídeo podemos ver a série de qualificação nas argolas do Alexander Shatilov no evento teste das Olímpiadas do Rio.



Se colocarmos lado a lado com um atleta baixo (os melhores neste evento, a maioria com em torno de 150-160cm de altura - o Arthur Zanetti mede 156cm) podemos ver a diferença de elementos quando comparamos com um atleta de 183cm. Sem Cristo, sem maltesa, sem planche...

Quando a pessoa é mais alta, as alavancas são muito maiores, a envergadura de um atleta de 183cm é muito maior do que a de um atleta de 150-160cm. Isso aumenta o torque necessário para segurar muitas posições (Iron Cross/Cristo, Maltesa, etc).

Porque deste texto?
Para mostrar a diferença entre um atleta alto e outro baixo, não justifica que um alto não possa alcançar determinados movimentos/elementos, porém a jornada será muito mais longa e dificultosa. Nada disso impede de que qualquer pessoa, independente da altura, possa dar o seu melhor.

Sempre competimos com a gente mesmo, é importante sabermos a diferença entre uma pessoa e outra, mas tudo sempre é possível para todos, independente das dificuldades.

Entender destas alavancas é essencial para um ótimo entendimento do "preço" de conquista de cada movimento, para que o professor não force algo que esteja anos luz do nível e adequado à biologia daquele indivíduo, e assim saiba conduzir os treinos e objetivos com planejamento, boa orientação, uma boa periodização, e muita paciência. Com isso é possível pessoas altas conseguirem elementos difíceis, que no primeiro momento parecem impossíveis. ;)

Dica de leitura:
Materia sobre a altura dos atletas de ginástica: http://correiodolago.com.br/noticia/saiba-por-que-os-baixinhos-dominam-a-ginastica/37967/ (site visitado dia 18/08/2016 às 13:00 hrs)

Por Alexandre Castro Alves



------------------------
★ Nossos próximos eventos/workshops:
https://www.facebook.com/ACAFitnessTraining/events

★ Para aprender mais sobre movimentos com o peso do próprio corpo, exercícios e estratégias nas argolas de ginástica, calistenia, inclusão de exercícios com peso corporal na série de musculação, periodização e controle de intensidade com progressões seguras e inteligentes fiquem ligados em nossas redes sociais:
SIGAM:
ACAFitness Training
instagram.com/acafitness
twitter.com/acafitness

★ Sobre o Programa de Online Coaching
Com felicidade informamos que as vagas para o Online Coaching estão cheias!
Não visamos quantidade e sim QUALIDADE, e para assegurar que a qualidade do trabalho seja constante e a melhor possível limitamos o ingresso dos alunos. Para futuro ingresso no serviço de online coaching fizemos um formulário para a lista de espera, já que as vagas atuais estão cheias.
Caso você seja um candidato, por favor, preencha o formulário e nós entraremos em contato com informações de valores e futuras datas para ingresso.
Segue link da lista de espera para ingresso no treinamento online: https://goo.gl/cbRytV
* somente para pessoas realmente interessadas em treinamento / preparação física.
.
‪#‎acafitnessWORKSHOPS
#‎acafitnessRINGS
#‎ResultadoFalaMelhorQuePalavras

Arthur Zanetti, executando o Cristo nas argolas para uma propaganda da Adidas. 


Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo ALAVANCAS (argolas de ginástica) foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 18 de ago de 2016. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: , , , ,