As Vantagens das Desvantagens Mecanicas

Todos os exercícios possuem uma mecânica de movimento específica.
Não importa o que você faça, se é com halteres, barra, peso do corpo, elástico, corrente, corda, argolas... Não importa; a gravidade sempre irá atuar em todos os exercícios. Isto é física!
Quando estava fazendo Universidade de Educação Física me arrependi plenamente de não ter dado atenção devida às aulas de Física e Geometria do colegial. Causa? Tive que correr atrás do prejuizo e revisar e rever os temas básicos destas matérias, desta vez com um olhar diferente, desta vez pensando nas alavancas dos exercícios e no treinamento de equilíbrio.

Utilizar algumas alavancas e eixos nos movimentos, sendo para aumentar ou diminuir o torque ou força aplicada, pode e muito ajudar a intensificar ou facilitar um exercício.
Pode-se intensificá-lo - assim como facilitá-lo - de diversas formas, implicando no:
 * Aumento/diminuição da intensidade nas articulações;
 * Aumento/diminuição da intensidade na contração de determinados músculos;
 * Aumento/diminuição do torque em uma articulação, implicando na tensão exercida nos tendões;
 * Aumento/diminuição da força de cisalhamento no sistema ósseo.
 * Etc, etc, etc!

Abaixo um exemplo de variação nas alavancas de movimento do exercício Ring Dip
(clique na imagem para aumenta-la):

Vídeo do exercício de exemplo:



Estas desvantagens também podem ser prejudiciais às estruturas das articulações e tendões. Vamos usar a seguinte analogia: um Levantamento Terra feito com 200kg pode ser prejudicial a saúde da coluna do sujeito, assim como pode ser benéfica. Depende do sujeito!

As vantagens ou desvantagens mecanicas podem ser úteis sim, considerando sempre o sujeito que irá utilizá-la.
Certifique-se de que a pessoa tem o nível certo de treinamento para utilizar variações mais complexas e com braços de alavancas que gerem mais tensão nas articulações. O corpo precisa de tempo para regenerar "novas" articulações e tendões que suportem variações mais avançadas. As vezes a pessoa pode ser forte, mas não tem estrutura para suportar algumas alavancas, e é aí que mora o perigo! Construir essa estrutura não se faz do dia para a noite, leva tempo... Gasta-se anos no processo de estímulo e regeneração. Daí cabe aqui lembrar da importância de se treinar punhos, ombros, quadrís e coluna, e dar o devido descanso a cada articulação caso o indivíduo pretenda progredir para variações mais intensas e complexas, com braços de alavancas que gerem mais tensão nos músculos e tendões, assim tornando-os cada vez mais e mais fortes.

Sabendo da importância da física na area da Educação Física, deixo um pequeno probleminha para quem quiser resolver e assim estimular a busca e estudo deste tema tão importante para o crescimento do nosso conhecimento técnico nos exercícios:

Um corpo rígido e longo está apoiado apenas no ponto 'O', e pode girar verticalmente para ambos os lados. A distância do ponto 'A' até 'O' é de 1 m, e a distância do ponto 'B' até 'O' é de 0.8 m. Imaginemos que o peso da cabeça deste corpo ('W') é 420 N, conforme a imagem. Determinar o valor da força 'F' aplicada na extremidade oposta, para que o sistema se mantenha em equilíbrio.




RESPOSTA:



Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo As Vantagens das Desvantagens Mecanicas foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 22 de fev de 2014. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: ,