Macaquices ???

Fala gente boa! Firmeza, manos? rsrs
Espero que sim!

Estes dias me vieram perguntar porque meus alunos faziam tantas "macaquices", se referindo aos diversos tipos de treinos que cada aluno faz...
-agachamento em cima da bola suíça;
-saltos pliométricos em steps;
-pular corda;
-exercícios de flexibilidade para fazer espacate;
-intervalos de descanso treinando equílibrio andando de um lado ao outro na barra;
-fazer parada de mãos (plantar bananeira)
-fazer ponte...
...e muitas outras... "macaquices".
melhor fazer flexão "flutuando" do que fazer flexão normal ;-)

Bom... Essas macaquices ou melhor definindo: exercícios mais complexos envolvendo flexibilidade, equilíbrio e coordenação - não tem como objetivo - só - fazer meus clientes "pagarem micos". rsrs
Cada um dos exercícios tem objetivos específicos e motivos particulares ao treinamento de acordo com cada cliente, dependendo do nível de cada um deles.
Após alguns meses de treino o indivíduo já tem pré-requisitos para evoluir como um todo nas suas capacidades; e não só desenvolver infinitamente só um aspécto, como geralmente vemos por ai (os eternos programas de treinos "3x10").
Lembrando que o corpo como um todo é uma ilha imensa a ser explorada, com capacidades e habilidades que mesmo você não conhece que você tem... Até que venha um "louco" e lhe mostre do que é capaz.

Eu digo que, antes de tudo, estamos envelhecendo... E junto com o tempo estão indo embora também nosso equilíbrio, flexibilidade, coordenação e tudo mais. Então quanto mais elevarmos nosso nível de performance nestes elementos todos, com mais qualidade de vida chegaremos na terceira idade.

Deixo aí uma mensagem aos meus queridos alunos: se hoje vocês fazem 8 repetições, sofrendo, de agachamento com muito peso nas costas... E ainda depois se equilibram na bola ou pulam várias vezes em cima de um banco alto... Tenham certeza, de que quando tiverem 90 anos, subir 8 degrais... Se equilibrarem para tomar banho e passar por algum obstáculo, certamente, será uma tarefa muito, mas muito mais fácil de executar.

"O ser humano tende a criticar àquilo que não conhece, pois afinal... Ninguém sabe de nada mesmo."
Alexandre Castro Alves (eu)

As pessoas se preocupam demais com estética, gorduras, hipertrofia... E esquecem - não sabem - que tudo está interligado. Não devemos treinar só hipertrofia, só aeróbio, ou só seja qual coisa for. Mesmo que o foco seja um em particular, mas precisamos dos outros fatores se quisermos o "foco principal" sendo desenvolvido na máxima performance e eficiência.
Se tivermos boa coordenação, flexibilidade, equilíbrio... Estou certo de que será mais fácil fazer um agachamento com uma carga maior, mais qualidade, recrutar mais fibras, esgotar mais glicogênio e alcançar mais hipertrofia com a recuperação e assim conquistar àquele bumbum, àquela perna... etc!
O corpo não se divide em sistemas, isso é pra fins somente didáticos. O corpo é um sistema único integrado... Tudo está conectado.

Pra quem não faz "macaquices": que comece a fazer! Você pode precisar um dia! ;-)

Quanto mais vocês aumentarem o nível de condicionamento de vocês como um todo, com mais qualidade de vida vocês ficarão quando estiverem velhinhos.

Abraço à todos,
Ale
 

O vencedor do “ADVANCED BODYWEIGHT WORKOUT CHALLENGE” é... Tcham tcham tcham tchamm!!!!!!

...Alexandre Castro Alves!!!!!!!!!!!!
:-D

Yes!!!
Sim, sou eu!!!
Ganhei, minha gente!!! rsrs

Fico feliz em dizer que fui o vencedor do desafio do site globalbodyweighttraining.com, do qual participei com este video:


Vocês podem conferir o resultado no site oficial: http://www.globalbodyweighttraining.com/2011/03/02/the-winner-of-the-advanced-bodyweight-workout-challenge-is-alexandro-castro-alves/

Gostaria de agradecer à todos, que de alguma forma me motivam à sempre continuar treinando, estudando e me aperfeiçoando cada vez mais!
Meu sincero obrigado à todos que torceram por mim! :-)
Grande Abraço à todos,
Ale
"just rock it"

PS. Aqui vai a tradução da postagem do site globalbodyweighttraining.com:
"Depois de muita deliberação, os juízes finalmente chegaram à uma decisão. Deixe-me dizer que esta não foi uma tarefa fácil. Uma vez que decidimos colocar o desafio à tona eu estava esperando algumas entradas criativas, mas eu não tinha idéia do quanto eu iria ver de inspiradoras participações. E algumas pessoas tentam dizer que existem limites para o treinamento calistênico (exercícios que utilizam somente o peso do corpo como resistência), HA!
Alexandre é um verdadeiro devoto praticante da calistenia. Se você ainda não teve a chance de checar seu website, por favor faça isso em acafitness.blogspot.com
Recapitulando:
Warm Up: Push up Corta Capim Rotations - excelente mobilizador de quadril assim como um alongamento dinâmico para posteriores de coxa.
Strength: One Arm Pushup Feet on the Ball – flexão com uma mão só por sí só é uma impressionante ato de força, imagine com seus pés sobre uma bola suíça. Isto vem a ser um sério estabilizador dos músculos do core assim como sem contar os rotadores dos obriquos abdominais.
Endurance: Frog Stand w Leg Extension – Eu considero o Frog Stand (posição do sapo) como um movimento de equilíbrio de mãos necessário para o treinamento calistênico. A resistência do manguito rotador tem um alto efeito no sucesso para outros movimentos mais avançados. Se você começa movendo suas pernas e trava seu abdome, isso bem a ser muito mais dinâmico.
Trunk: Saxon Side Bend Standing on the Ball – Manter seu centro de gravidade em cima da sua base de suporte é a definição de estabilização. E você não consegue mais desestabilidade que ficando em pé em uma bola suíça - adicionando um "side bend" (caida lateral) vem a ser um sério exercício de core!
Explosive Power: Ninja Kip Up Pushup – O Kip Up (cama de gato) é um exercício explosivo de extensão da coluna incrível e uma habilidade que todo mundo poderia aprender e integrar em seu programa de treinamento.

Mas o que colocou o treino de Alexandre em vantagem para trazer à ele o primeiro lugar é o quão bem ele executa os movimentos, fazendo um video maravilhoso!  Ele conseguiu todos os elementos requeridos, com uma pitada de criatividade e divertimento misturados.