Você faz alongamento?

Olá galera irada desse mundo muito louco universal!!!
Eis eu aqui, pronto pra escrever o primeiro post deste mês... atrasadinho... mas vamos lá,
Você faz alongamento? Não? Sim? Porquê?
Bom, se você faz... Muy bien!!! Parabéns!!! Se não faz... Vixii! Lixo, hein?!
Se você que, principalmente, não costuma fazer alongamento... Vou tentar lhe convencer que deve - agora mesmo - começar a esticar esses musculos aí...

Quando eu era mais jovem, fazia parte da minha rotina de treino diária uma sessão exclusiva para alongar... Mas conforme as responsabilidades vão aumentando, o tempo vai diminuindo... Os treinos de alongamento vão saindo da rotina, e tristemente a flexibilidade é uma das capacidade que mais perdemos com a idade. Sem desculpas vai?! Aqui vai argumentos que serão úteis para se lembrar nos dias em que um friozinho, ou a falta de tempo faz com que você "fuja da dorzinha" de alongar.
Com apenas 10-15 minutos você pode alongar os principais músculos. Ao contrário do que dizem, que se deve alongar os grupos musculares treinados no dia, eu digo que o mais importante é alongar as cadeias musculares que você menos usa. Por exemplo: quadril e cadeia posterior: lombar, posterior de coxas e costas.
Quando somos bêbes, nossa articulação do quadril tem uma amplitude igualmente à dos ombros, faz movimentos amplos para todos os lados... Conforme vamos ficando velhos... Tudo vai enferrujando...
Então você movimentar seu corpo onde ele menos mexe, colocar as articulações em ângulos que elas não ficam no dia-a-dia é mais interessante que simplesmente "dar uns puxãozinhos" nos braços somente porque você treinou braço naquele dia. (lembrando que alongamento não tira dor de treino e nem faz prevenir da mesma hein!)

7 razões para você alongar todos os dias:
    1. Você se sente mais jovem
      Conseguir fazer posições que antes lhe traziam dor, provavelmente vai te motivar muito e te fazer pensar que tem o poder de uma criança.
    2. Combate à fome!
      Opa!!! Como é que é? A fome diminuí?? hahaha Ao invés de ficar pensando em comida quando está naquela dieta violenta, que tal correr (pra qualquer lugar) e fazer um pouco de alongamento? Fácil, barato e saudável... E você vai esquecer dos docinhos que estava pensando em comer... Pode ser como um castigo! Sentiu fome, alonga os músculos! ;-)
    3. Você conhece mais seu corpo
      A partir do momento que você vai melhorando e ganhando amplitudes que antes não alcançava, você vai sentindo mais o seu corpo. Vai perceber que um lado é mais alongado que outro. Vai perceber que sua postura não é tão boa quanto você acha que é...
    4. Você fica mais equilibrado
      Conforme você vai alongando, os desequílibrios do seu corpo vão diminuindo... E isso pode te trazer inúmeros benefícios, tal como: menos dor! Se você sofre de dor nas costas... Sabe muito bem o que é dor! Então comece já a alongar... Vai ver como vai ficar com a coluna igual de um felino.
    5. Você se sente mais saudável
      Assim como em qualquer atividade que você pratique, irá se sentir mais saudável... Mas se ficar bom de alongamento, além de saudável, vai se sentir... Um ninja!!!
    6. Você fica mais alto
      Com a melhora na sua postura você irá ganhar alguns milímetros - quem sabe até centímetros - dependendo do quanto você é "torto". Ficar sentado no computador com a coluna curvada, no carro, no escritório, até mesmo você que fica em pé se apoiando hora numa perna hora na outra... Tudo isso resulta em uma coluna cheia de hiper-cifoses, escolioses, lordoses da vida.
    7. Você terá mais hipertrofia
      Isso mesmo... A partir do momento que você aderir à uma rotina de alongamento, você estará dando mais condições aos seus musculos de poderem hipertrofiar. Além disso a qualidade múscular e o seu desempenho serão mil vezes melhor.
     "Não existe alto rendimento, sem alongamento!"
    Uma ótima opção para você se alongar de verdade sem "saber" que está alongando é praticando Yôga.
    Aulas de Yôga trabalham muito a capacidade flexibilidade como consequência da busca ao Samadhi.
    Toda e qualquer arte marcial também dão grande importância no desenvolvimento da flexibilidade como parte dos treinamentos.

    Então convido você para começar agora mesmo a se alongar para ter todos os inúmeros benefícios que uma simples "alongadinha" pode trazer pra você.

    Espero que tenham gostado da dica,
    Até a próxima pessoal!
    Abraços,
    Ale

    Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

    O artigo Você faz alongamento? foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 27 de set de 2010. Esperamos que este artigo possa ser útil.

    Sessões deste Artigo: , , ,