Gary Davis: antes e depois

Hello World!!!

E segue mais uma história de sucesso!!!
Hoje vim postar os resultados (até o mês de Julho) do meu cliente Gary Davis...
Como estava tabulando outros dados, além dos dele, então esta postagem foi atrasando... atrasando... e ficou pra Agosto. :-)
Bom... Temos mais de 2 anos de treinamento juntos, mas este post se resume aos dados do mês de Maio até Julho. Onde treino, dieta e suplementação foram mais rigorosamente e metodicamente controlados.
Segue tabela abaixo com os dados de composição corporal:
(clique na imagem para aumentar)
Gary iniciou com um peso corporal de 88kg, terminando esta periodização com 83kg. Menos 5kg na balança em 3 meses.
A somatória das pregas cutâneas (subscapular, peitoral e tríceps) diminuíram 2mm, mostrando uma mudança no valor estimado/aproximado de porcentagem de gordura de 8,8% para 6,2%. Mas como estimar a porcentagem de gordura por métodos indiretos e/ou - pior ainda - métodos duplamente indiretos não é o jeito mais confiável e fidedigno de se "ver" algum resultado, vamos checar as fotos abaixo:
Como podemos ver, "a melhor balança é o espelho"! ;-)

Muitas vezes profissionais e a maioria das pessoas não percebem que nosso corpo não é uma "ciência exata", e não se resume em números. Por exemplo, o peso na balança muitas vezes não revela o corpo real que você tem, pois muitos fatores influênciam o peso, tal como músculos, ossos, orgãos e etc. Reforço que, para o fitness, "a melhor balança é o espelho"... O melhor resultado é você olhar no espelho e gostar do que vê.
Formulas e tabelas que determinam porcentagem de gordura, IMC - Íncide de Massa Corporea, pregas cutâneas, e até as mensurações de circunferência do seu corpo estão muito suceptiveis à erros. Sendo assim jamais darão o valor real das medidas do seu corpo.
E tem mais!!!
Geralmente esses valores, que já não são confiáveis, são comparados com outros dados (de outros estudos que determinam médias de uma determinada população) e classificam você em determinado grupo, classe, etc, etc, etc...
LIXO!
Quem disse que você é igual ou comparável a outra pessoa?
Você é único!
Você é única!
Então sempre quando for analisar, ou forem analisar pra você, alguma medida sua tenha em mente que a melhor forma de checar sua evolução na parte estética é tirar uma foto de antes e depois. Ou, se você muito quiser, comparar seus dados com os seus mesmos.

Voltando ao Gary...
Fiquei estremamente feliz com mais esta vitória e resultado!
Parabéns ao Gary, por toda a dedicação e empenho em seguir cegamente as orientações deste - como ele diz: "Crazy Personal Trainer" aqui!

Thanks so much for your dedication and for you trust me, big boy mister Gary Davis!

Um grande abraço a todos,
See you soon guys!
Best,
Ale
 

Superando seus limites... Mudando seu estilo de vida!

Fala Pessoal!!!
Boa Noite! (ou bom dia, ou boa tarde... conforme a ocasião)

Minha cliente, Elisangela, neste ultimo dia 22 de Agosto, na região do Ibirapuera (SP) completou a prova da 8ª Corrida Duque de Caxias, sendo uma distância de 10km.
Sendo esta sua primeira corrida de 10km, foi uma conquista para nós tê-la terminado em 1 hora e 16 minutos.
Após treinos intensos e muita dedicação, acompanhada de uma constante melhora nos hábitos de alimentação e qualidade de vida a Eli vem melhorando mais a cada treino.
Com técnicas avançadas em treino de resistência muscular, core training, força pura e treinos aeróbios e anaeróbios a condição física dessa Pessoinha aí ao lado está melhorando mais e mais.

Para toda e qualquer pessoa que inicia um treinamento, logo no início (ainda mais se a condição física é ruim) a sensação é de que o melhor é não "passar mal"... E muitas vezes esse primeiro passo para um estilo de vida mais saudável é o passo mais difícil de se dar.
Ao tempo que você vai melhorando, sua auto-estima vai aumentando também. Você vai vendo que cada dia, cada treino é um novo desafio e cada desafio vencido, é uma bomba de ânimo e motivação que você ganha!
Não só pela estética, que talvez seja o maior motivo pelo qual as pessoas procuram se exercitar, mas principalmente por sua saúde. Vale muito saber - e SENTIR - o quão bem fará ao seu corpo algumas gotas de suor. O quão bem fará ao seu ego vencer um desafio que antes parecia impossível. O quão bem fará à você ver que você pode fazer... Que você pode vencer... Que você simplesmente, pode!

A mudança de vida está sempre nas suas mãos, basta querer e agir!
;-)

Parabéns à Elisangela por mais este degrau galgado!
Espero que sirva de inspiração à muitos de vocês que acham que jamais poderão correr 10km sem parar! =)

Abraços,
Ale
 

One Arm Pushup (Flexão com Uma Mão)

Fala ai Pessoal!
Tudo ok? Espero que sim...

Hoje vim aqui escrever, muito contente pois mais um aluno (ou melhor, aluna) entrou pro time dos que fazem flexão com apenas uma mão. :-)
Fazer este exercício não é pra qualquer um, exige muito treino e um bom preparo geral do corpo - muscúlos do core, perfeita estabilização de ombros, quadrís, abdome, uma ótima sincronização neural entre músculos e neurônios, além de muita força no "bracinho" para poder sustentar o próprio corpo.
Este exercício é mais executado por lutadores, mas é uma ótima opção e um ótimo desafio para quem quer dar uma variada no treino.
Existem inúmeras variações da flexão com uma mão, assim como na flexão de braços normal.
Mas para quem quer se arriscar, aqui vai algumas dicas:
  1. Comece do básico... flexão usando os joelhos para quem não consegue usando os pés, faça na parede caso não consiga no chão.
  2. Assim que conseguir fazer flexão normal, tente executar ao menos 20-30 repetições com a técnica perfeita, para então começar a treinar posições mais avançadas.
  3. Tente fazer flexão usando uma bola de basquete ou medicine ball em uma das mãos, vai alternando entre uma e outra... procure jogar o peso do corpo mais na mão que fica no chão que na mão que apoia sobre a bola.
  4. Trabalhe os músculos abdomais! O abdome deve estar firme e forte... assim como oblíquos, laterais, inferiores e o reto abdominal.
  5. Faça flexão com os pés mais alto que a cabeça (usando um step, parede ou banco).
  6. Faça flexão com os pés sobre uma swiss ball. Vai ajudar muito no trabalho da estabilidade.
  7. Comece tentando fazer com os joelhos no chão, sem ultrapassar seus limites. Quando se sentir confortavel fazendo mais de 15 movimentos passe para o próximo passo;
  8. Tente fazer uma flexão com uma mão só... Do seu jeito. Preste atenção em sua coluna, se a mesma estiver caindo ou "deixando o movimento feio" treine mais um pouco usando seus joelhos.
  9. Comece descendo pouquinho... e faça bastante repetições...
  10. Arrisque! Quando fizer a primeira... ninguém vai mais te segurar! =)
Mas lembrem-se:  sempre procure por um profissional de educação física para que esteja de olho nos seus passos. Exercícios complexos aumentam o risco de lesão caso sejam feitos incorretamente. Antente-se aos seus LIMITES.

E antes de desistir ponha em mente que essa façanha foi feita por outras pessoas... de carne o osso, assim como você!!!
Se eles podem... Você também pode!!! ;-)
Espero que tenham gostado...


Roberta na sua fase final para aprender a técnica.

Abraço a todos!
Obrigado por ler!
Ale
 

Deadlift (Levantamento Terra)

Hey You!
Depois de ficar o mês de Julho sem "dar as caras" por aqui...
Lá vamos nós de novo... =)

Muito bem, hoje vou escrever pra vocês sobre o Levantamento Terra (deadlift, em inglês).
Este exercício é um dos três exercícios do powerlifting (supino, agachamento e o levantamento terra).
Com este exercício geral (compound exercise, em inglês) você trabalha toda a cadeia posterior do corpo, isto se feito corretamente. Além de fortalecer a pegada, trabalha os músculos erectores da espinha, glúteo máximo, adutor magnus, posteriores de coxa e quadríceps. Dando uma maior ênfase nas costas temos todos estes músculos contraindo: Iliocostais, Intertransvesais Laterais Lombares, Latíssimo do Dorso, Elevador da Escápula, Longíssimo, Quadrado Lombar, Romboide Maior, Serrátil Posterior Superior, Serrátil Posterior Inferior, Esplênio Cervical, Redondo Maior e Trapézio.
Ou seja... Quem quer ficar com as costas forte, que faça Levantamento Terra! ;-)

Mas apesar de um grande exercício, é também um exercício muito arriscado e perigoso... SE feito incorretamente.

Técnica
  1. Na posição agachada, com as costas ereta e o joelho não passando da linha da ponta do pé (detalhe da linha vermelha na imagem), segure a barra com as duas mãos, olhando para frente e com o corpo firme (principalmente glúteo, costas-lombar, abdome e quadriceps).
  2. Você vai fazer força para cima e na diagonal para trás (como se fosse cair para trás sentada), sempre cuidando para que o joelho não vá para frente. Costas, lombar e glúteo firmes e fortes!!!
  3. Continue a fazer força para cima, e coloque seu quadril para frente para que chegue a posição em pé.
  4. Chegou lá... Aqui em cima, certifique-se de que sua postura está totalmente linear, com as curvaturas normais da coluna (não pode estar reta e nem com hiperlordose ou hipercifose).
Você pode começar fazer este exercício com um peso que lhe deixe fazer 15-20 repetições, e de pouco a pouco você vai aumentando o peso e diminuindo as repetições. É importante que no início se faça bastante repetições, para dar mais atenção a técnica de execução e quando a mesma estiver "no piloto automático" você pode começar a pensar no peso. No início você vai se preocupar tanto com postura, lombar, joelho, olhar para frente e etc que aumentando o peso pode te levar a uma lesão. Pois seu cerebro e músculos ainda não estão adaptados ao novo estímulo.

Deadlift, por Andréa Meliauskas.

Espero que tenham gostado,
Até a próxima!
Abraços,
Ale