Certo & Errado...

Hi mortals!


Mano, estou realmente cansado de "isso é certo", "isso é errado", "àquilo pode", "áquilo não pode"... Eu sou mais adepto da filosofia do meu amigo Nietzsche - que sou fã - de que não existe bem e mal, certo ou errado.
Bom, na área do treinamento sempre existiram vários mitos, várias verdades, e como toda ciência, tudo que é verdade hoje vira mentira amanhã e vice-versa.
No treinamento desportivo existe um ÓTIMO indicativo de que o "treino" está ou não dando "certo". Medalha, troféu, título. RESULTADO.

Na ciência da saúde existem variáveis muito amplas, e que se você parar para pensar é, de certa forma, bobagem... Um exemplo clássico é a tal da Frequência Cardíaca Máxima (FCM), onde se determina qual o máximo de batimentos por minuto que o seu coração pode chegar em um determinado exercício.
Simples raciocínio: o cálculo mais famoso e utilizado para FCM é feito da seguinte forma;
220 - idade = FCM.
Ok, então uma pessoa de 20 anos, teria uma FCM de 200 batimentos por minuto.
Agora pense comigo... Imaginemos... Juntos... Duas pessoas de 20 anos, uma obesa e uma com excelente condicionamento físico. E aí? Mesma intensidade de exercício para as duas?
Deu para perceber que não é legal!?

Existem várias coisas assim, e as pessoas são persuadidas de tal forma que me deixa indignado. Agora mesmo eu li que a natação pode aumentar sua porcentagem de gordura. QUE ISSO?
Então vem o "mané", lê uma porcaria dessas e sai com isso na cabeça. "Não vou fazer natação porque senão vou aumentar minha porcentagem de gordura!"
Esse tipo de informação é totalmente ridícula, sem noção.
É o mesmo que falar que se você treinar basquete vai ficar com 2 metros de altura, e se treinar ginástica olimpica vai ter 1 metro e meio.

Gente, atletas são selecionados - e automaticamente se destacam - por seus corpos predispostos ao alto rendimento em determinada modalidade. Ginástica, os baixinhos... Basquete, os altinhos... Natação, os mais branquinhos (que tendem a ter mais "gordura" - flutuam melhor, etc... Já viu negro campeão de natação?).

Para toda e qualquer regra EXISTE UMA EXCESSÃO, lembrem-se disso!

Se o que está fazendo atualmente está funcionando pra você, se está feliz com isso. Continue.
Só não vão se machucar... Muito.

Felicidade e paz!

Ale

 

Equilíbrio & Estabilidade...

Fala galera animada desse mundo agitado!

Quando se fala em equilíbrio e estabilidade podemos imaginar várias coisas... Equilibrio mental, equilíbrio físico... Equilíbrio. Assim como estabilidade financeira, estabilidade corporal... Estabilidade.
Tanto na vida quanto no treinamento equilíbrio e estabilidade são essenciais!
Na sua vida e no seu treinamento incluir estas duas palavras (equilíbrio e estabilidade) pode ser crucial para uma melhora significativa na sua performance.
Tendo um ótimo equilibrio na sua vida - nem muito de uma coisa, nem muito de outra - é a chave para não ficar aos extremos, ou seja, não ficar em nenhuma das pontas: muito/pouco, bom/ruim, etc. "A virtude está no meio". E nos treinos não é diferente, ter bom equilíbrio vai te ajudar a alcançar um nível mais alto de rendimento, seja nos exercícios, seja no esporte.
Estabilidade... Aquilo que não é estável não permanece num determinado lugar por muito tempo. Um prédio instável irá, hora ou outra, cair. No treinamento, é a mesma coisa. Um corpo sem estabilidade, hora ou outra irá "cair"... Seja o "cair" como queda mesmo, ou lesão, etc.


Meu aluno Rogério treinando equilíbrio e estabilidade...

Então fica aí a dica: não deixem de treinar essas duas "palavrinhas", seja na vida, seja nos treinos, pois estas mesmas irão nos ajudar a melhorar a postura, força, coordenação, concentração e inúmeros outros benefícios que estão, também, associados à uma melhor qualidade de vida, assim como melhor rendimento no seu esporte seja ele qual for.

Bons treinos!

Abraços,
Até a próxima!
Ale